sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cachorros realmente se parecem com os donos, diz estudo


Um estudo realizado com americanos sugere que o raciocínio - superficial e impregnado por estereótipos - de que os cachorros se parecem com seus donos é verdadeiro. A pesquisa foi realizada com homens e mulheres que não tinham cães e precisavam relacionar três raças de cachorros com fotos de quem tem o animal em casa. Algo totalmente aleatório, para começar. O que surpreende é que em mais da metade das vezes as pessoas conseguiram relacionar corretamente os donos com seus cachorros. Quando você ver um poodle na rua, terá grandes chances de ver uma madame conduzindo o cãozinho ou vice-versa. Engraçado como logo vem à mente a expressão “Pitboy” utilizada para descrever homens que lutam e/ou fazem muitos exercícios físicos para ganharem grande massa muscular e desfilam na rua de camiseta regata ao lado de um pitbull bravo. Poderíamos fazer uma extensa lista relacionando estereótipos de pessoas com raças de cães e falar, por exemplo, que baixinhas têm pequinês, faladores têm pincher, orientais criam shih-tzu e todos os vagabundos do mundo têm vira-latas. Mas isso se mostra uma extrema injustiça, até porque eu tenho um. E, além disso, o estudo sugere que esta relação de aparência entre donos e seus cães é apenas superficial, não se aplicando a questões como a personalidade e o comportamento. Mas tenho certeza de que, depois de ler isso, muita gente vai pensar duas vezes antes de passear com um bulldog.


Os nomes mais populares do Brasil

1º lugar – Maria  Vem do hebraico Myriam. Há diversas interpretações: “a que deseja uma criança”, soberana, senhora, “gota do mar” ou mesmo rebelião, entre outros. A origem também pode estar relacionada ao egípcio mry, amada.


2º lugar – Ana  Do hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel.


3º lugar – João  Vem do nome hebraico Yohanan e significa “Deus perdoa”, “Deus é misericordioso” ou ainda “Deus é benevolente”. Foi o nome de diversos reis, papas e imperadores ao longo da história.


4º lugar – Matheus  Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, na Bíblia. Vem do hebraico mattatyah (“dom de Deus”).


5º lugar – Pedro Pedra, rocha, do latim petrus, derivado do grego pétros. Nome popular em diversos países por causa do apóstolo São Pedro, que originalmente se chamava Simão. Segundo a Bíblia, Jesus teria mudado o nome de seu seguidor porque este seria a “pedra angular” da Igreja.


6º lugar – Gabriel  Vem do hebraico Gavri’el, “força de Deus” ou “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo, de acordo com a Bíblia.


7º lugar – Luiz  Variação de Luís. Forma latinizada do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos germânicos hlod (glória, fama) e wig (guerreiro). Interpretado, então, como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”.


8º lugar – Gustavo  Significado controverso. Provavelmente vem do nome nórdico Gustav. A origem está no nórdico antigo gund-staf, que é traduzido como “bastão de combate” ou “cetro real”.


9º lugar – Guilherme  Tradução do nome germânico Wilhelm. De wil (vontade) e helm (capacete, proteção), é interpretado como “protetor decidido”.


10º lugar – Júlia  Feminino de Júlio. Vem do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na Mitologia Romana. É possível que a origem deste sobrenome seja o grego ioulos, ou seja, “de pouca barba”, jovem. O líder político e militar Júlio César (século II a.C.), que pertenceu a esta família, foi quem tornou o nome conhecido.


11º lugar – Kauã Possivelmente de origem tupi, quer dizer gavião.


12º lugar – Lucas  Vem do nome grego Loukas, que significa “natural da Lucânia”, província italiana. Ficou popular por causa de São Lucas, um dos autores dos quatro evangelhos da Bíblia.


13º lugar – Luís Do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos hlod (glória, fama) e wig (guerreiro). Interpretado como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, ou seja, “sábio eminente” ou “muito prudente”.


14º lugar – Mariana Variação de Maria, significa “relativo a Maria”, como devoção à Virgem Maria. Alguns autores associam a Marianus, família da Roma Antiga, cujo nome deriva de Marius (“de Marte” ou homem, no latim).


15º lugar – Nicolas  Variação de Nicolau. Significa “o que vence junto com o povo”, do grego Nikólas. São Nicolau (século III) deu origem à lenda do Papai Noel.


16º lugar – Rafael Vem do hebraico refa-el, “Deus curou”. É uma referência à cura milagrosa feita pelo arcanjo Rafael ao pai de Tobias, na Bíblia.


17º lugar – Vinícius Do nome latino Vinicius, que deriva de vinum (vinho). Também interpretado como “aquele que cultiva uva”.


18º lugar – Daniel Significa “Deus é meu juiz”, do hebraico Dan-El.


19º lugar – Felipe  Variação de Filipe. Do grego philippos, ou seja, “amigo dos cavalos”.


20º lugar – Gabriela Feminino de Gabriel, do hebraico Gavri’el, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”.


21º lugar – Kaíque Possivelmente do esquimó kayak, tipo de embarcação de madeira. Outros traduzem como “ave aquática”, do tupi.


22º lugar – Samuel Significa “aquele a quem Deus ouviu” ou “nome de Deus”, do hebraico Shemu’el.


23º lugar – Bruno Do germânico brun, moreno, escuro. O latim brunus tem o mesmo sentido.


24º lugar – Filipe Do grego philippos, ou seja, “amigo dos cavalos”.


25º lugar – Francisco A origem está na tribo de Franks (do latim francus, ou seja, “homem livre”), que vivia na Germânia e emigrou para a Gália no século IV. Eles deram origem ao povo francês. O nome, por isso, é interpretado como “homem livre” ou simplesmente francês.


26º lugar – Gabrieli Variação de Gabriela, que é o feminino de Gabriel. Vem do hebraico Gavri’el, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”.


27º lugar – Giovanna Forma italiana de Joana. Feminino de João, quer dizer “Deus é misericordioso” ou “Deus é benevolente” em hebraico.


28º lugar – Luan Nome inventado recentemente. Possivelmente uma variação de Luna, que quer dizer lua em latim.


29º lugar – Miguel  Significa “Deus é incomparável”, do hebraico Mikha-El. Nome do arcanjo que no Antigo Testamento derrotou Satanás, segundo a passagem bíblica.


30º lugar – Victor  Significa vencedor, do latim victor.