terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Curiosidades científicas



Gotas de Chuva 
     Você sabia que as gotas de chuva não têm aquele formato de “lágrima”, como são sempre desenhadas? Na verdade elas são esféricas.



 Gorilas têm ninhos 
     Gorilas dormem em ninhos, como pássaros. Eles juntam galhos e outros materiais da floresta e constroem seus abrigos. Os machos dormem em ninhos no chão, já as fêmeas e filhotes preferem dormir em ninhos pendurados nas árvores, como o da foto.




O champanhe não é espumante por causa do dióxido de carbono 
     Acredite ou não, ele espuma por causa de partículas de poeira. Em um copo ou em um ambiente perfeitamente limpo, o champanhe iria parecer um vinho normal.
 A maior parte da digestão não ocorre no estômago 
     Ela ocorre, em sua maior parte, no intestino delgado. Esse é o motivo de algumas pessoas com bulimia continuarem obesas.
O “suco” vermelho que sai da carne mal-passada não é sangue 
     Na verdade, o líquido é mioglobina, que é um parente do sangue – todo o sangue do animal morto sai do organismo dele antes da carne ser vendida.
Sacolas plásticas são melhores do que as de papel para o ambiente 
     O processo todo de fabricação de uma sacola de papel gasta mais energia do que a fabricação das sacolas de plástico. Então por mais que a degradação da sacola plástica seja pior, esse tipo de material desgasta menos o meio-ambiente.
 Ursos polares são impressionantes 
     Na verdade sua pelagem não é branca – é transparente. Sua pele é negra e, quando é mantido em ambientes úmidos, ele pode ficar verde, por causa de algas.
 Alergia a animais 
     Normalmente, pessoas que têm alergia com cães ou gatos não desenvolvem a alergia por causa do pêlo. Ela é causada pela pele morta dos bichinhos, pela sua saliva ou por seus dejetos. Manter seu pet limpo pode reduzir drasticamente a chance de alguém ter uma crise de alergia quando chegar perto dele.
 Sabores na língua 
     Aquela idéia de que temos um mapa de sabores na língua é mentira. Conseguimos sentir os gostos doces, salgados, amargos ou azedos em qualquer região do órgão.
 Ouvir o mar em uma concha 
     Quando você “ouve o mar em uma concha”, na verdade você está ouvindo o som do seu próprio sangue correndo em suas veias. Você pode usar qualquer compartimento parecido com uma concha, como um copo, para perceber o mesmo fenômeno.




 Massa cinzenta 
     Quando estamos vivos, nosso cérebro é uma massa rosada. Só quando morremos é que ele perde essa cor e fica cinza. Então quando chamamos o cérebro de massa cinzenta estamos fazendo uma descrição imprecisa.
O mercúrio não é o único “metal líquido” em temperatura ambiente 
     O Gálio, apesar de ficar sólido em temperatura ambiente, fica líquido se entrar em contato com sua mão, por exemplo. O Frâncio e o Césio também podem ficar líquidos na temperatura ambiente.
 Golfinhos não bebem água 
     Se eles bebessem água do mar, ficariam doentes por causa do sal. Toda a água de seu organismo é obtida através da carne dos peixes que eles comem.
A União Soviética mandou uma nave para a Lua antes dos EUA 
     A União Soviética enviou a Luna 2, uma nave espacial, para a Lua cerca de quatro meses antes dos EUA enviarem a Surveyor I.


Modinhas que já se foram.

1. Rebelde



A partir do momento em que o SBT (ótimo para descobrir modas passageiras) começou a exibir a telenovela Rebeldes a merda estava feita. O grupo logo começou a ganhar fama no Brasil, e diversas pessoas se emocionavam ao ouvirem o hit Yo soy Rebelde, e o pior é que a fama do grupo durou bastante, as pessoas adoravam ouvir as músicas do grupinho, porém num belo dia eles se separaram e enfim paz nas rádios nacionais.





2. BuddyPoke Aplicativo do Orkut



O BuddyPoke é um aplicativo que foi febre a pouco tempo, onde toda a pessoa que utilizava o Orkut possui um BuddyPoke. As pessoas gostavam de ficar mandando beijinhos, dancinhas, carinhos e outras coisas pelo aplicativo. Porém aos poucos as pessoas pararam de usar a ferramenta e ele foi perdendo a popularidade.

3. Bleyblade 


O brinquedo foi febre em todo o Brasil, estes peões tecnicamente melhorados marcaram a infância de muitas pessoas (inclusive a minha), o brinquedo baseado no desenho de mesmo nome rendeu muito dinheiro aos seus fabricantes, o brinquedo simples deixava muitas crianças felizes, e com certeza fez parte das longas listas do Papai Noel. Porém depois de todo o sucesso ela acabou se desgastando e hoje deixou de fazer sucesso.


4. Sandy e Junior


Por mais difícil que seja de acreditar a dupla Sandy e Junior fizeram muito sucesso, e formavam o topo das paradas musicais. Muitas adolescentes choravam de emoção todas as vezes que ouviam a música A Lenda, porém como todas as outras histórias que eu contei eles acabaram parando de produzir sucessos e sairam das paradas, depois eles se separarão e o grande fenômeno POP que tinha até série na TV acabou.


5. É o Tchan




Segura o Tchan, amarra o Tchan, segura o ThanTchanThanThchan. A muito tempo atrás o grupo de axé da Bahia; Tchan fez muito sucesso aqui no Brasil. Todas as rádios populares que você sintonizasse estaria tocando alguma música do grupo. Porém depois de baixas vendas eles acabaram, e depois voltaram, mas as pessoas torcem para que eles acabem novamente e parem de gravar os fracassos de discos que antigamente eram febre.


6. Hey Ya - Outkast



O nosso número 6 faz parte daquelas bandas de uma música só, quem não se lembra daquele grupo de afro-americanos dançando em frente de todas as telas do mundo. Essa música era ouvida até com o rádio desligado, ela tocava em todos os lugares, era impossível passar um dia inteiro sem ouvi-lá. Porém a banda nunca mais fez sucesso, emplacando somente um hit.


7. Balas Soft 



Balas Soft, o doce que te mata. Quem viveu entre os anos 80 e 90 se lembra das saborosas balas Soft, elas eram de diversas cores e possuíam o tamanho perfeito para prender na sua traquéia. As crianças eram fanáticas por esse doce, mas infelizmente com o passar do tempo elas deixaram de serem fabricadas e hoje em dia é quase impossível comprar uma dessas.


8. Pirocoptero 



Outra coisa que foi febre nos anos 80  foi o Pirocoptero, as crianças ao comprarem um pirulito ganhavam uma hélice e assim montavam um Pirocoptero. Eu particularmente nunca tive um, porém eu sei que ele faz parte da clássica história de que parou de ser fabricado e assim esquecido pelas crianças que acabaram crescendo.


9. Br'oz 


O grupo Br'oz foi famoso no ano de 2003 após serem revelados pelo programa Popstar do SBT, porém foi a famosa história de 10 minutos de fama, a banda estourou com o hit A Prometida porém não conseguiu manter a fama e logo foi esquecida, assim se separando em 2005.

10. Dança da Motinha



Na época em que fez sucesso este infeliz Funk era como o Rebolation atual, Vanessa sua intérprete apareceu em quase todos os programas de auditório, era inacreditável como a música fazia sucesso. Porém Deus foi generoso com a sociedade e logo a música parou de ser tocada. Na época podemos lembrar também de outros funks horríveis como Cerol, e Jonathan.


11. Felipe Dylon



Felipe Dylon teve um sucesso relâmpago e um desaparecimento da mídia também, com apenas 15 anos de idade deixou todas as garotas gordinhas e sem namorados doidas por ele, emplacando dois hits que eram Garota do verão e Deixa Disso, mais logo depois foi esquecido e sumiu sendo substituído por outros fenômenos POP. E só para lembrar dizem que o cantor se envolveu com algumas drogas.


12. Rouge



Rouge foi um grupo que também ganhou o prêmio do programa de TV Popstar e conseguiu assim uma fama de 15 minutos com o hit Ragatanga, porém como tudo que é ruim tem que acabar, após muito tempo sem sucesso elas acabaram rompendo em 2006.




O Triângulo das Bermudas - O mistério

Também conhecido como Triângulo do Diabo




Uma área no Oceano Atlântico ao largo da Florida onde a lenda afirma que muitos navios, aviões e pessoas desapareceram. O tamanho do triângulo varia de 500.000 milhas quadradas a três vezes mais, dependendo da imaginação do autor. Mesmo assim, os incidentes vão de 200 a não mais de 1000 nos ultimos 500 anos. Howard Rosenberg afirma que em 1973 a Guarda Costeira dos EUA respondeu a mais de 8.000 pedidos de ajuda na área e que mais de 50 navios e 20 aviões se perderam na zona, durante o ultimo século.


Muitas teorias foram dadas para explicar o extraordinário mistério dos aviões e navios desaparecidos. Extraterrestres, residuos de cristais da Atlantida, humanos com armas anti-gravidade ou outras tecnologias esquisitas, vórtices da quarta dimensão, estão entre os favoritos dos escritores de fantasias. Campos magnéticos estranhos, flatulências oceanicas (gaz metano do fundo do oceano) são os favoritos dos mais técnicos. O tempo (tempestades, furacões, tsunamis, terramotos, ondas, correntes, etc.) azar,  piratas, cargas explosivas, navegantes incompetentes e outras causas naturais e humanas são as favoritas entre os investigadores cépticos.


A lenda acerca do Triângulo das Bermudas começou pouco depois de cinco aviões da Marinha dos Estados Unidos (Missão 19) terem desaparecido em 1945 durante uma violenta tempestade, durante uma missão de treino. Pensou-se que mergulhadores tinham descoberto os aviões junto da costa europeia mas a inspecção dos numeros de série mostrou que se tratava de diferentes aviões. A teoria mais lógica é que os instrumentos do aparelho que comandava a missão falharam (os aviões de treino não estavam equipados com instrumentos de navegação) e o grupo perdeu-se e simplesmente, embora trágicamente, ficaram sem combustível não longe de terra. Nenhuma força misteriosa parece estar envolvida para lá das forças da natureza. Os aviões da Missão 19 podem estar afundados em águas profundas e nunca mais serem encontrados.



Em resumo, o mistério do Triangulo das Bermudas é um tipo de reenforço comunal entre autores acriticos e orgãos de comunicação que passam a ideia especulativa de que algo misterioso se passa no Atlantico.








Gente só sei que quero passar longe desse triângulo, pois tem tantos outros lugares para ir né?! Por que arriscar ?

10 coisas sobre os cachorros que provavelmente você não sabia


1 – Você pode não perceber, mas seu cachorro pode exibir cerca de 100 expressões faciais, se estudar um pouco mais poderá perceber seu cão sorrindo, triste, preocupado, bravo, pensativo, cansado, feliz e por ai vai. Fique atento!


2 – Os humanos ouvem freqüências entre 16 e 20.000Hz, enquanto os cachorros ouvem entre 10 e 40.000hz, fique atento e tente perceber o que ele estiva ouvindo de diferente. É muito comum cães perceberem tempestades chegando muito antes de seus donos entre outras muitas coisas interessantes.


3 – Cães sofrem de depressão, assim como humanos. Eles podem desenvolver uma série de doenças humanas como: diabetes, derrame, catarata, hepatite e outras.


4 – Cachorro é curioso assim como o ser humano e isso tem um papel importante em sua sobrevivência. A combinação entre curiosidade e coragem pode levar o animal à morte ou revelar algo novo que melhora sua qualidade de vida


5 – As raças mais velozes do mundo são greyhound (ou galgo inglês) e whippet (também inglês), uma “raça-miniatura” do primeiro. Eles são capazes de atingir incríveis 80 quilômetros por hora.


6 – As raças de cães com a mordida mais forte são: mastin inglês, rottweiller e fila brasileiro. Eles tem a mandíbula mais curta e forte (que funcionam como alicates) e são normalmente usados como cães de guarda.


7 - Os cães mais inteligentes são pela ordem: border, pastor alemão, poodle, golden retriever e doberman e pinsher.


8 – Já viu algum cachorro sorrindo? Eles sorriem alguns inclusive mostram os dentes como nós humanos.


9 – Lambida de cachorro. Se perceber um cão lambendo outro, pode significar que ele está dizendo que gosta dele, alguns cachorros acabam lambendo os humanos também, portanto, retribua o carinho! Não necessariamente com uma lambida é claro.


10 – Se o seu cachorrinho faz “whow whou” ao invés de au au, ele deve ser francês.
Cada pátria tem uma forma de escrever o som de seus animais.
A Alemanha – vow vow
A Argentina – gua gua
O Brasil – au au
A Colombia – gau gau
Os Estados Unidos – ruf ruf
O Japão – won won
A Russia – guf guf
A Tailândia – hong hong
O Vietnã – go go